Ícone RSS Ícone Página Principal
  • Debian 7.2 : No pendrive….

    Publicado em 31 de dezembro de 2013 omyasuda Sem comentários

    SanDiskCruzerPop-4gb-preto-300pxAinda estou me preparando para migrar para do Debian 7.2 o meu desktop, estimulado pelo meu amigo MAC. Uma das fases nesta preparação, prevê a instalação do Debian 7.2 num pendrive para uso no campo.

    O cronograma neste projeto também está deslizando! O plano de entrar 2014 com o Debian no Desktop foi adiado para começar fev/2014 em Debian.

    ISO do Debian 7.2 Live

    Por comodidade, o Debian 7.2 tem entre os seus downloads uma versão live em formato ISO. E o comando

    # dd if=debian-live-7.2-i386-gnome-desktop.iso of=/dev/sdX bs=16k

    deve bastar. Para ter acesso completo ao pendrive, fazer isso como usuário privilegiado. Lembrar de ajustar os nomes dos arquivos de entrada (if=) e de saída (of=).

    Porque Gnome?

    Primeiro, porque me foi recomendado pelo MAC e isso é importante! Depois me parece bem funcional e agradável em seu visual. Mas, para quem quer alternativas, sempre me atrai  o KDE, xfce, e o lxde! Sempre vale a experiencia.

    Porque x386?

    A versão 32bits ainda deve ser a mais comum no campo (como o meu velho compaq 486) onde pretendo usar este pendrive. Mas, a versão 64bits também é de interesse para uso real como o meu desktop em futuro próximo.

    Senha?

    Ainda não entendi porque, mas algumas vezes ele pede senha do usuário. Neste caso, parece que live está funcionando. Experimente! Isso pode mudar, mas sempre uma busca no google deve funcionar.

    Tamanho da Partição?

    Como gravamos o arquivo ISO diretamente com o comando DD, a particão criada ficou a formatação igual a de onde ela foi copiada. Será que dá para ajustar o tamanho da partição para que ela fique do tamanho do pendrive? Aproveitando todo o espaço?! E se o pendrive for menor do que o arquivo ISO?!?

    Referencias

    1. Cloning a bootable USB stick to a different-sized stick

     

     

    Instalar diretamente no PenDrive

    Estou seguindo os passos de [2] e parece funcionar bem. São alguns passos que levam algum tempo para serem processados, mas vale a pena, para aprender um pouco mais do que está sendo feito.

    Porque Xfce4?

    Bom… basicamente porque o processo de instalação esgotou o espaço no pendrive enquanto instalava o gnome. A alternativa foi voltar atras um passo e continuar com a menor alternativa disponivel.

     

    Referencias

     

    1. Installing Debian on a USB stick — live usb vs a true and full installation
    2. Installing Debian on a USB stick (from a running Debian system)

     

    UNetBootIn

    Com este recurso, é realmente muito fácil gerar o seu pendrive com linux live rodando. Instaleio UNetBootIn no meu Slackware 64 bits, rodei o programa instalando a versão corrente do Debian no pendrive de 4Gb SanDisk. Funciona bem.

    Referências

    1. Install Slackware Using A USB Flash Drive
    2. UNetbootin: save yourself some discs
    3. unetbootin: Instalação GNU/Linux em partição ou dispositivo usb
    4. Instalação do Linux em dispositivo usb ou partição com o unetbootin

     

     

     

     

     

    Deixar uma resposta

    Você precisa fazer o login para publicar um comentário.