Ícone RSS Ícone Página Principal
  • Debian 7

    Publicado em 11 de Fevereiro de 2014 omyasuda Sem comentários

    Instigado pelo MAC cá estou novamente experimentando. Desta feita com o Debian 7.3 64bits como o meu desktop. Na última hora, estou incluindo o Green neste processo. Será que o Charlie finalmente vai junto nesta?

    O Green é um ferro novo atualmente rodando Window 8, mas que está dando alguns problemas da validação. Vou tentar manter esta instalação em VirtualBox hospedado pelo Debian 7.3 64bits.

    Confesso que fiquei um tanto confuso com todas as opções de CD/DVD para download. Começando com uma versão para LiveCD e pendrive. Uma boa leitura para esclarecer os diversos sabores de disco de instalação pode ser o texto.Guia de Instalação de Debian GNU/Linux.. Este guia tem boas informações sobre todo o processo de instalação.

    Com a implantação prevista para 31/01/2014, virada de mês, faz todo sentido usar esta última semana de janeiro, imerso no Debian. Isso inclui o acompanhamento dos IRC #debian e, para os falantes do portugues #debian-br ! Sim, o IRC ainda é o melhor lugar para se “ouvir” as conversas mais técnicas! Claro que o Dr. Google acaba sendo integrado sempre em caso de dúvida específica.

    Somente o Necessário, o Extraordinário é demais!

    A minha ideia é usar a configuração mais básica possível deste ambiente. Instalar ou configurar somente aquilo que for usar. Além disso, procurar migrar os meus procedimentos dos aplicativos antigos ligados ao ambiente e configuração antigas, para as novas condições. Assim, ao invés de diversos navegadores (Chrome, FireFox, Opera, etc) tentar usar somente o Iceweasel

    Pendrive

    LiveCD

    VirtualBox

    Parece que algum problema de BIOS impede que o VirtualBox rode no Green. Ainda tenho que investigar o problema. Já no Iron, o VirtualBox rodou de primeira. Ainda está um pouco lento, mas está rodando. Aos poucos, pretendo trazer para dentro dele as máquinas em formato VDI que preservei em HD externo.

    Terminal (gnome-terminal) preto sem sinal

    O terminal (gnome-terminal) quando acionado aparece com a tela totalmente preta e não apresenta o prompt. Isso está me parecendo problemas de configuração herdada da encarnação anterior do linux que foi passada em arquivos no /home ! Os arquivos .bashrc e seu associados foram substituidos mas o problema continua.

    Alternativamente instalei e usei por algum tempo o Guake terminal que funcionou bem. Também funcionou bem os acessos ctl-alt-fx!

    Acidentalmente, ao experimentar com as configurações de acessibilidade, circulo com  um homem no canto superior direito da tela padrão, parece que corrigiu algumas configurações gráficas e agora o terminal (gnome-terminal) está funcionando bem.

    YouTube não toca os vídeos

    O Iceweasel não toca os vídeos do YouTube. Quando acionado, apresentar o cursor de processamento mas fica assim até estourar o tempo de espera. Isso está relacionado com o flashplugin-nonfreee que está nas bibliotecas contrib, que na instalação normal não está configurada para instalação. Instalando este pluging, tudo passou a funcionar perfeitamente. Fiz isso diretamente com o Gerenciador de Pacotes do Synaptics.

    Acesso ao Internet Bank do Banco do Brasil

    Internet banking parece ter alguma restrição com a configuração inicial do desktop. Está pedindo para instalar o plugin do java. Será que ele consegue normalmente? ou vai precisar de alguma ajuda? Será que o Iceweasel dá conta do que eu preciso?

    A solução definitiva para os ajustes necessários para o acesso ao Banco do Brasil, encontrei em Banco do Brasil com Java nativo no Firefox/Iceweasel – Instalação no Debian! Funcionou muito bem. Com a vantagem de continuar usando o padrão IcedTea. Basicamente consiste em instalar o icedtea-7-plugin e configurar o dom.ipc.plugins.java.enable no about:config para verdadeiro com um duplo-clique sobre o item.

     

    /home preservar ou não

     

    Chromium travando.

    Mas será que é só com o Chromiun que ele está travando?

    Será que eu consigo forçar o problema?

    Os logs do sistema contem informações sobre o problema?

     

    Será que eu consigo acesso ssh enquanto estou congelado?!

     

    1. Debugging system freezes – idéias de como atacar problemas de sistemas que congelam.
    2. Wheezy Freezing Occasionally (Except Mouse) Gnome 3 GUI – uma discussão com um caso bem parecido. Algumas ideias que podem ser úteis.

    Acesso ao Banco do Brasil

    Para acesso ao internet banking do Banco do Brasil, ficam faltando algumas configurações.

    Confira a versão do java instalado em seu debian, com

    $ which java
    /usr/bin/java
    $ java -version
    java version “1.6.0_27”
    OpenJDK Runtime Environment (IcedTea6 1.12.6) (6b27-1.12.6-1~deb7u1)
    OpenJDK 64-Bit Server VM (build 20.0-b12, mixed mode)

    $ sudo apt-get update
    $ sudo apt-get upgrade

     

    $ sudo apt-get install icedtea-7-plugin

     

    Nas configurações do seu navedador (about:config ), defina o parametro dom.ipc.plugins.java.enabled para true.
    Aqui eu ainda instalei uma extensão do Iceweasel (quickjava), mas talvez não seja necessário.

    Para instalar, vá em:

    → Ferramentas → Complementos → Adicionar → Digite: quickjava

    Referências:

    Tratamento de Fonts

    Para tratamento de  casos especiais, precisamos ajustar os fontes deste ambiente.

    Uma facilidade é que boa parte dos fontes truetype estão disponíveis no gerenciador de programas com o prefixo font!

    Se você tiver o arquivo .TTF, basta clicar nele com o  botão direito do mouse, pedir para visualizá-lo, e na tela de visualização, temos o botão de instalação.

    Alguns aplicativos, como o Write do LibreOffice, precisam ser reiniciados para passar a apresentar o  fonte recem instalado em sua lista de fontes..

    Saudades dos fontes da Microsoft? Instale o pacote ttf-mscorefonts-installer!

    中文字体 – fonts
    aqui vai o nome dos fontes:
    ·  wp110-05.ttf 中明破音字1 HanWangMingMediumChuIn1 hwmmci1

    ·  wp210-05.ttf 中明破音字2 HanWangMingMediumChuIn2 hwmmci2

    ·  wp310-05.ttf 中明破音字3 HanWangMingMediumChuIn3 hwmmci3

    http://lansingchineseschool.org/fonts/

    http://wiki.debian.org.hk/w/Where_can_I_find_fonts_for_GNU/Linux

     DeskTop

    Carregue o seu papel de parede em /usr/share/background/gnome para personalizar o seu desktop com configurações do sistema, Plano de Fundo.

    Usando a impressora compartilhada no Windows XP

     

    Porque não consigo instalar a versão AMD64 no VirtualBox? Está faltando alguma coisa? onde? o que? Simplesmente diz que não consegue instalar a versão do disco AMD64.

    Bom. Agora funcionou. Acho que é mais uma questão de escolher corretamente os itens a serem instalador. Problemas com a seleção do ISO do Debian e também com a configuração do VirtualBox, tampouco ajuda a quantidade de lixo que estou carregando nesta máquina de desenvolvimento.

    Vou usar esta configuração para conferir o processo de migração do Iron e o Green para o Debian 7. Parece que a performance vai ser um problema, mas procurarei reduzir as minhas atividades somente para a prova de conceito, entendendo que uma instalação real ganha em performance pelos recursos (CPU, Memória, Disco, etc) disponíveis.

    • lpadmin(ADM) – manual do comando lpadmin que pode ser  de ajuda na configuração da conexão Debian com uma impressora compartilhada por um estação Windows no rede local.
    • Setting Up a Printer in CUPS – boas instruções de como configurar a impressora pelo CUPS.

     

     

    Referências:

    Deixar uma resposta

    Você precisa fazer o login para publicar um comentário.