Ícone RSS Ícone Página Principal
  • Debian Congelando…

    Publicado em 30 de novembro de 2014 omyasuda Sem comentários

    DebianEstou rodando o Debian 7

    ~$ sudo uname -a
    Linux iron 3.2.0-4-amd64 #1 SMP Debian 3.2.54-2 x86_64 GNU/Linux

    ~$ cat /etc/*release
    PRETTY_NAME=”Debian GNU/Linux 7 (wheezy)”
    NAME=”Debian GNU/Linux”
    VERSION_ID=”7″
    VERSION=”7 (wheezy)”
    ID=debian
    ANSI_COLOR=”1;31″
    HOME_URL=”http://www.debian.org/”
    SUPPORT_URL=”http://www.debian.org/support/”
    BUG_REPORT_URL=”http://bugs.debian.org/”

    ~$ cat /etc/debian_version
    7.4

    ~$ cat /etc/issue
    Debian GNU/Linux 7 \n \l

    ~$ cat /proc/version
    Linux version 3.2.0-4-amd64 (debian-kernel@lists.debian.org) (gcc version 4.6.3 (Debian 4.6.3-14) ) #1 SMP Debian 3.2.54-2

    ~$ file /bin/bash|cut -d’ ‘ -f3
    64-bit

     

    GNome-300pxcom GNome 3.4.2 64bits.

     

    Tenho observado (1x por dia) o congelamento da tela, o mouse continua se movendo, mas o teclado não responde nem mesmo aos Num-Lock, Caps-Lock.  Ctl-Alt-Fn nem pensar! A providencia até o momento é a reinicialização da máquina no botão de força. Isso não é muito bom….

     

    UpTime Record

    RecordUpTimeChego ao final de novembro com um record de Uptime para este desktop. 29 dias.

    O que fez a grande diferença para sumir com os congelamentos? A substituição do driver de vídeo Nouveu pelo driver propritário da NVidia em sua versão correta, ajustando as configurações do ambiente. Mesmo nas condições notoriamente conhecidas em que o desktop congelava, requerendo o reboot, muitas das vezes no botão de força, o problema não se apresenta mais.

    Referências.

    1. https://wiki.debian.org/NvidiaGraphicsDrivers – informações Debian sobre os drivers gráficos NVidia.
    2. http://www.nvidia.com/download/driverResults.aspx/59827/en-us – local de download dos drivers NVidia, nem sempre foi claro qual o driver deveria ser usado. A busca foi um tanto exaustiva.
    3. http://community.linuxmint.com/tutorial/view/331 – dicas de instalação dos drivers proprietários NVidia. Acho que alguns dos passos precisou ser ajustado para funcionar no Debian, mas foi bastante útil.

     


    Dúvidas

    Quem congela? O GNome? O monitor?

    /home

    Atribuo este problema a ter preservado a partição /home da instalação anterior (SlackWare com KDE) que por sua vez preservava a instalação anterior de Ubuntu. As configurações parecem estar se conflitando e causando as paradas.

    Evolution

    Parece que este aplicativo é recorrente nos travamentos. Possivelmente, não tem todos, mas ele é um dos suspeitos. Então, ou reinstala-lo! Primeiro um export da configuração atual,

    Tracker

    Um processo que parece estar presente com frequência nestes congelamentos, é o tracker! Ele aparece em alguns programas tracker-store, tracker-miner-fs, ! repentinamente eles começam a consumir grande quantidade de CPU deixando o sistema lento.

    Não sei bem se isso é valido, mas tentarei desabilitar isso por algum tempo pelo menos para observar se melhora o problema com os congelamentos.

    • tracker – tem informações sobre o processo e instruções de como desabilitar.
    • Tracker – página do projeto Tracker.

     

    Tolerância Zero

    Na busca de uma solução para os problema de congelamento, procuro atacar qualquer problema de erro que vai aparecendo.

    Concurso de Popularidade (popcon)

    Em determinado momento, encontrei uma mensagem de eMail, na caixa de entrada do root, indicando que uma mensagem havia encontrado dificuldade para ser entregue. Claro, o popcon em si não representa ameaça, mas no caso de dar erro, ao menos por enquanto, estou desinstalando o aplicativo desta máquina usando o Gerenciador de pacotes Synaptic.

    Auto-Removíveis

    No Synaptic, a lista dos itens Auto-Removíveis contem pacotes obsoletos que podem ser removidos do sistema. Na situação de erro, operando em tolerância Zero, estou eliminando todos estes pacotes. Isso pode não ser muito prudente pois podemos estar “jogando fora o bebê junto com a água do banho”, mas ée o que estou fazendo.

     Teclado

    Por sugestão do MAC, experimentei sacar o teclado da máquina e espetá-lo em outra porta, no caso USB! Com isso, e mais Ctl-Alt-F2 tentar acesso ao modo texto para verificar o que está acontecendo. Potencialmente descobrir o que falhou, congelando a tela.

    Parece que temos diferentes casos de congelamento. Já tive casos em que consegui controle do teclado novamente e em outros ele continuou congelado.

     

    Referências

    1. Wheezy Freezing Occasionally (Except Mouse) Gnome 3 GUI – um forum onde este problema está sendo discutido.
    2. Weird/Random Freezes – um outro forum, aparentemente o mesmo problema.
    3. How to check graphics card on Linux – por algumas razões pode ser problemas na placa de video ou no monitor.

    Deixar uma resposta

    Você precisa fazer o login para publicar um comentário.