Ícone RSS Ícone Página Principal
  • GRUB danificado…

    O recurso de instalação Synaptic atualizou vários arquivos e ao final consultou qual configuração de GRUB que queríamos deixar. Ousadamente, solicitei que se usasse a configuração do instalador. Resultado, GRUB danificado e nenhuma das imagens do /boot/grub/menu.lst consegue ser localizada.

    vol_id

    blkid


    Aconteceu novamente (2009/12/05). Chegou uma atualização pelo Synaptic, ao final ele perguntou se deveria manter o /boot/grub/menu.lst como estava (default), ou alterar conforme preparado pelo pacote (que me pareceu uma boa idéia visto que esta aplicando as alterações. Havia ainda algumas outras opções que não me pareceu muito interessante.
    Fui pelo que achei interessante.
    A atualização pediu o reboot. Mas quando tentou, nenhuma das alternativas do menu.list funcionou.
    Boot com o pendrive, localizo o ponto em que está os dados de boot /boot/grub/menu.lst, e percebo que todos apontam para a partição errada (hd0,6). deveria ser a 6 partição, que deve ser numerada como 5 (hd0,5). Fiz estas alterações e tudo passou a funcionar normalmente.
    Porque isso acontece? Será que o instalador alterou errado? Será que a contagem das partições se alterou?? O que está acontecendo?

    Referências

    1. Substituindo o disco sem precisar reinstalar todo o sistema – com as informações sobre a montagem do menu.lst usando os uuid.