Ícone RSS Ícone Página Principal
  • Início com GNU/Linux

    Vamos Começar pelo particionamento. pois a escolha da distro é algo bem particular. Veja mais em Distros Linux.

    Todo sistema operacional precisa estar em uma partição, existem partições primárias e lógicas (partições lógicas fazem parte da partição estendida) podemos criar até 4 partições primárias que já são suficientes para a maioria dos sistemas em desktops.

    O GNU/Linux normalmente pede 3 partições, sendo que algumas distros trabalham perfeitamente com 2, são elas:
    / = Raiz do sistema
    /boot = Armazena arquivos de inicialização *(nem todas distros precisam)
    Swap = Área de troca (como uma memória virtual)

    este particionamento pode ser feito através de ferramentas de texto como o fdisk/cfdisk ou em ambientes gráficos com GParted.

    Após o particionamento vem o momento tão esperado, a formatação. É neste momento em que escolhemos o sistema de arquivo que será usado pelo nosso GNU/Linux que pode ser EXT3, ReiserFS, XFS entre outros, eu costumo usar Reiserfs mas fique a vontade porque você já escolheu ser livre.

    Devemos lembrar o seguinte, quando excluir ou formatar uma partição todos os dados serão perdidos então tenha sempre um BACKUP do que é importamte para todos os ursuários do seu computador. Se você possue Windows mas que conhecer o GNU/Linux existem algumas opções que podem ser bastante interessantes como por exemplo redimensionar o tamanho da partição windows assim deixando um espaço livre no disco para instalar o GNU/Linux ou dependendo do desempenho do seu computador pode pensar em máquina virtual (virtual Box, vmware server ou virtual pc) que é uma ótima opção para estudo.