Ícone RSS Ícone Página Principal
  • Ubuntu no PenDrive

    Motivação.

    Com a disponibilidade de PenDrives de boa capacidade (mais de 2gb) tornou-se possivel substituir o uso de Live CD com Linux, ganhando-se a persistencia (as alterações são preservadas de uma sessão para outra) o que precisava ser feita manualmente com o LiveCD com o auxilio do HD local.

    Estamos em busca de uma instalação que possa ser utilizada em micros de porte razoável preservando as informações de uma sessão para a próxima. Estaremos usando um PenDrive com 16gb da Kingston! Escolhemos a opção i386 como a alternativa ao 64 usado no meu desktop para dar oportunidade de rodar em mais maquinas que encontrar por ai.

    Atacando do problema

    Uma rápida busca na internet e encontramos algums receitas de criação de linux em PenDrive com a caracteristica desejada. Estaremos seguindo a receita em PenDriveLinux fazendo o download do Ubuntu 8.10 , um arquivo ISO, e queimamos um CD usando o Brasero. Seguindo a receita, reboot com o liveCD.

    Com o Script u810.sh

    Nesta versão inicial, baixamos o script u810.sh e executamos com os comandos

    wget pendrivelinux.com/downloads/u810/u810.sh
    chmod +x u810.sh && sh u810.sh

    Seguindo as instruções do script, criamos o Ubuntu no PenDrive sem dificuldades.

    Rever o script para entender os passos que foram executados é uma boa forma de aprender sobre o ambiente e seus comandos.

    A instalação foi fácil e rápida, porem gostaríamos de preservar uma partição. Digamos com uns 4gb em formato FAT para interoperabilidade com os ambientes Windows.

    Fazendo a instalação passo a passo manualmente.